MENU      
BUSCAR

Outubro Rosa: Alerta para o câncer de mama e colo do útero!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O décimo mês do ano chegou e junto com a campanha de conscientização contra o câncer de mama e colo do útero: o Outubro Rosa. Trata-se de um movimento mundial como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

No Brasil, o Outubro Rosa acontece desde 2002 com a adoção da cor rosa como motivadora de campanhas publicitárias. Edifícios são iluminados, mulheres usam laços como símbolo da necessidade de que outras mulheres busquem com regularidade a realização de exames preventivos.

No entanto, especialistas da área médica ressaltam a necessidade de cuidado com as mensagens divulgadas neste período.

Uma análise das postagens realizadas em redes como Facebook e Twitter língua portuguesa mostrou que existe bastante desinformação nas campanhas de conscientização, especialmente acerca do autoexame, que não é considerado suficiente para a detecção precoce da doença.

Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta de empoderamento da mulher frente à própria saúde, mas não substitui a mamografia, por exemplo.

Dados do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) apontam que apenas 2,5 milhões de mamografias foram realizadas em 2014, equivalente a uma taxa de 24,8%, bem menos do que os 70% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A mamografiaé um exame de rastreio por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável.

O exame papanicolau – realizado como preventivo de doenças nas consultas regulares ao ginecologista – também é um importante instrumento para detecção do câncer do colo do útero.

Esses dois importantes exames devem ser feitos com regularidade após visita ao ginecologista. Lembre-se que o mais importante na vida é cuidar da saúde. Portanto, previna-se! Procure um médico e faça seus check-ups! 

 

Contec, Federação e Sindicatos na luta contra o câncer de mama!

 

 

 

 

Fonte e imagens: CONTEC

 

Diretoria Executiva.

 

image01
Rua Duque de Caxias, 95 | Centro | Uberlândia – MG 2º Piso Fone : (34) 3236-7277 Fax : (34) 3236-3803